Plano de aula-Introdução ao Conjunto dos Números Reais
7ºAno (3 aulas)
Conteúdo a ser estudado:
Números Reais (Introdução).
Competências e habilidades:
H01, H02, H03, H15 e H17
Objetivo especifico:
· Saber que a reunião do conjunto dos números racionais Q, com o conjunto dos números irracionais I, é um novo conjunto numérico denominado conjunto dos números reais.
· Reconhecer e representar subconjuntos de IR utilizando a linguagem de conjuntos.
· Saber que entre dois números reais distintos quaisquer existem infinitos números reais.
· Reconhecer que as operações adição, subtração, multiplicação e divisão, estudadas em Q, são possíveis em IR.
Metodologia:
a) Recordar brevemente os elementos contidos nos conjuntos IN, Z, Q e I
b) Utilização do GeoGebra, para a elaboração da reta real e uma melhor visualização dos subconjuntos do conjunto dos números reais utilizando o diagrama de Venn.
c) Resoluções de exercícios de aprendizagem.
· Recursos
Livro didático
Geogebra – software matemático
· Avaliação
Neste caso poderíamos avaliar os alunos de acordo com a ampliação dos conjuntos numéricos sempre que a mesma se fizer necessária.
Neste caso poderíamos avaliar os alunos de acordo com a ampliação dos conjuntos numéricos sempre que a mesma se fizer necessária.
Orientações para metodologia
Primeiramente faremos um estudo breve envolvendo as noções de medição que estão associadas aos conjuntos numéricos já conhecidos.
Após o uso dos números racionais, nas extrações de raízes exatas e aproximadas, devemos mostrar aos alunos que existem números que não apresentam regularidade em sua parte decimal, logo não nos é possível escrever tais números em forma de fração, é ai que entram os números irracionais. Devemos então, agora, através da observação e análise, levar o aluno a perceber algumas relações entre esses conjuntos, e a necessidade de expansão dos mesmos desde o conjunto dos números naturais. É de suma importância, para a conceituação dos números reais, que fique bem claro a grandiosidade desse conjunto numérico, pois entre dois números reais distintos quaisquer, existem infinitos números reais.
Após o uso dos números racionais, nas extrações de raízes exatas e aproximadas, devemos mostrar aos alunos que existem números que não apresentam regularidade em sua parte decimal, logo não nos é possível escrever tais números em forma de fração, é ai que entram os números irracionais. Devemos então, agora, através da observação e análise, levar o aluno a perceber algumas relações entre esses conjuntos, e a necessidade de expansão dos mesmos desde o conjunto dos números naturais. É de suma importância, para a conceituação dos números reais, que fique bem claro a grandiosidade desse conjunto numérico, pois entre dois números reais distintos quaisquer, existem infinitos números reais.
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